Recado

Continue acompanhando o Foca Notícias! Aqui você encontra o melhor conteúdo regional!

TEEN

Esse espaço é dedicado para adolescentes que curtem o melhor conteúdo.
Acompanhe as melhores notícias e curiosidades!




Homem que é homem...

Estela Mendes

Foi-se o tempo que homem pra ser homem, deveria ser desleixado. Essa cultura que foi transferida por décadas de pai pra filho deixou de existir nessa nova geração.
Hoje em dia a vaidade não é mais sinônimo de feminilidade, principalmente para os adolescentes que não acham anormal se preocuparem com o corpo, a pele, o cabelo. “Que menina não gosta de um cara cheiroso, com cabelo arrumado, um penteado legal? Todas!”, diz Otávio, de 15 anos.
A cabeleireira Mara Cristina é proprie-tária de salão de beleza unissex, e conta que sua maior clientela é masculina: “Os adolescentes em especial, gostam dos cortes de cabelo modernos, luzes, e alguns faz hidratação todo mês”.
Algumas marcas de cosméticos inves-tiram nesse público e vendem produtos de beleza segmentado à eles, como sabonete esfoliante, creme para pele, loção pós barba etc. 
Leonardo, tem 14 anos e não sai de casa desarrumado: “Gosto de estar sempre cheiroso e bem vestido. No salão (de beleza) peço sempre o corte moicano, para arrumar depois, levo de 15 a 20 minutos na frente do espelho”.




As transformações da fé na era tecnológica

Flávio dos Anjos

Religião até pouco tempo atrás era apenas um assunto para a vovó hoje raramente passa despercebida pelos jovens, às denominações religiosas ganham espaço através de portais e redes sociais das mais variadas maneiras.
 Em um estudo inédito do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e guatemaltecos. Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são profundamente religiosos.
A nossa equipe saiu às ruas nas pequenas aglomerações de estudantes a caminho da escola no transporte coletivo para averiguar se de fato na nossa região os jovens realmente fazem parte desses índices e constatamos que 2 em cada 10 jovens participam de algum grupo religioso.
A internet tornou-se uma grande ferramenta para a propagação da religião para os jovens que não somente encontram uma grande variação de informações sobre os mais diversos credos, mas também propagam a fé seja ela em forma de mensagens enviadas por e-mails, destinadas a pessoas com as quais possuem alguma afinidade.
Quando perguntados o que fez você seguir determinada religião parte dos jovens de nossa região ainda seguem as mesmas que foram ensinadas pelos seus pais, porém os jovens com idade igual ou superiores há 17 anos afirmam em sua maioria terem tido alguma experiência em denominações religiosas diferentes a de seus pais, ao menos por mera curiosidade.
O site da universidade Metodista de São Paulo destaca a afirmação do professor de teologia daquela instituição, Nicanor Lopes que explica  a pluralidade de credos no País é um incentivo para os mais novos. “A liberdade religiosa no Brasil é uma conquista do final do século 19 e veio com o movimento republicano. Por natureza, a cultura brasileira estimula a experiência religiosa e as famílias costumam cultivar e difundir essa prática”.
Prova disso é mostrado na mídia o avanço de portais religiosos tais como Canção Nova, Ada igreja católica, o portal evangélico Gospel mais é também a mais ampla divulgação de cantores gospels, tanto evangélicos como católicos, como a cantora evangélica Jamile e a banda católica Rosas de Saron, que em tempos anteriores sequer veríamos na televisão quem diria em programas da Rede Globo como a série Sagrado, TV Xuxa e Domingão do Faustão.